- Logistica e Transportes Hoje - https://www.logisticaetransporteshoje.com -

Já ouviu falar de blockchain?

Dizem os especialistas que é uma das tecnologias que vão revolucionar o nosso dia-a-dia, sobretudo no mercado da distribuição e do retalho. Falamos da tecnologia blockchain, um mecanismo que irá trazer mais transparência para a supply chain, uma das maiores exigências dos consumidores.

Esta tecnologia consiste em blocos de estrutura de dados que contêm informações: na cadeia de abastecimento isto significa que existe um registo de todos os elementos envolvidos, tanto na criação do produto como na sua distribuição, deste a matéria prima ao produto final que chega às mãos do consumidor. Assim, todos os produtos recebem sensores RFID com códigos QR, que depois permitem aceder a todas as informações sobre aquele produto.

A Walmart é uma das empresas de distribuição que está já a testar a tecnologia, não só para registar todos os produtos que tem à venda, mas também para que seja possível aceder a todas as informações sobre o produto numa situação de crise, como por exemplo, a intoxicação de um consumidor.

Veja como no vídeo