Tecnologia

Já ouviu falar da VeChain?

Mercedes lança hackathon sobre mobilidade e blockchain

Se ainda não ouviu falar da VeChain, as próximas linhas são para si. Esta plataforma promete tornar a gestão da cadeia de abastecimento mais eficiente através da utilização de tecnologia blockchain.

De acordo com a Computerworld, a plataforma quer “criar uma cadeia de registo irrefutável e inviolável que irá acompanhar os movimentos dos produtos em tempo real”, sendo, por isso, aplicável a várias indústrias.

Assim, através de blockchain, a VeChain permite introduzir informação que pode ser vista por vários intervenientes sem que possa ser alterada após a introdução e confirmação no sistema.

“A informação é armazenada em várias localizações que se comparam constantemente, assegurando que todas as bases de dados são iguais e que produzem resultados consistentes.  Este é um dos aspetos em que o blockchain é descentralizado, pois não existe uma pessoa ou empresa específica a controlar a informação. Ninguém tem a capacidade de editar a informação sem ser detetada por outros”, explica ainda a publicação.

A grande diferença desta plataforma é que exige a utilização de uma criptomoeda – a VEN. Esta moeda virtual pode ser comprada e vendida e os seus movimentos são rastreados através de blockchain, permitindo a pagar serviços na rede da VeChain.