Portos

Janela Única Logística entra em atividade no Porto de Setúbal em março

Janela Única Logística entra em atividade no Porto de Setúbal em março

A Janela Única Logística (JUL) entra em atividade no Porto de Setúbal já em março do próximo ano. A medida foi aprovada em setembro por Resolução do Conselho de Ministros sob iniciativa do Ministério do Mar.

A JUL é um alargamento da Janela Única Portuária (JUP) a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas, e pretende contribuir para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais através da desmaterialização e redução do tempo de transporte, englobando os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos.

O projeto é desenvolvido pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), sob a tutela do Ministério do Mar que coordena e envolve outros organismos deste ministério e a Associação dos Portos de Portugal (APP).

O primeiro projeto-piloto foi lançado, em abril deste ano, nos portos da região Autónoma da Madeira, vocacionado para a gestão das escalas de navios nos portos sob administração da APRAM, um segundo foi apresentado, em setembro, no porto de Sines.