Leixões com novo terminal de cruzeiros

Foi lançado o Concurso para as Obras Marítimas do novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, numa cerimónia presidida por Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, e Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes

Foi lançado o Concurso para as Obras Marítimas do novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, numa cerimónia presidida por Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, e Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes.

No ano de 2008 fizeram escala no Porto de Leixões 53 navios e 26 mil passageiros, naquele que foi o melhor ano de sempre. Estes valores, aliados ao facto dos navios de cruzeiros serem cada vez maiores em comprimento e tonelagem bruta, leva à necessidade de efectuar investimentos nesta área de negócio, até porque o Porto de Leixões é limitado aos 250 metros.

O novo terminal terá um cais com 340 metros, permitindo a acostagem de navios de cruzeiro até 300 metros, e um porto de recreio para 170 embarcações.

Com um investimento de 19 milhões de euros, a nova estrutura tem data prevista de conclusão para Março de 2011.

Este projecto está inserido num outro, mais vasto, que inclui o edifício do Terminal de Cruzeiros, cuja obra será lançada em concurso em Setembro, e onde se vão localizar os Departamentos de Produção de Ciência e de Divulgação Científica do Parque de Ciência e Tecnologias do Mar.