Logística

Linde lança novas soluções para a indústria química e farmacêutica

A Linde Material Handling lançou novos implementos de bidões para stackers com condutor apeado e proteção ATEX. De acordo com a marca, tratam-se de dois modelos pensados para as indústrias química e farmacêutica e que se podem utilizar para recolher e inclinar bidões abertos ou fechados com um peso máximo de 300 kg.

“Originalmente, os engenheiros da Linde desenharam uma versão do stacker com acessórios combinados de fixação e basculamento para uma empresa química com zona ATEX 1. A sua tarefa era recolher, transportar e inclinar bidões com uma abertura através de tampa e um diâmetro de entre 300 e 600 mm, com um ângulo de entre 0 e 180 graus com o fim de verter o conteúdo do bidão numa máquina. O stacker dispõe de um timão comprido, que garante que o operário mantém sempre uma distância apropriada com o empilhador. Além disso, o cabeçote do timão está desenhado para proteger as mãos do operador de qualquer dano e pode ser manejado tanto com a mão direita como com a esquerda”, explica a Linde Material Handling.

Segundo a empresa, todas as funções hidráulicas do implemento, como fixação, elevação ou rotação são controladas através de uma alavanca sensível e acessível na cobertura da bateria com proteção resistente à pressão.

O segundo modelo de implemento para basculamento de bidões com proteção contra explosões, por sua vez, foi desenvolvido para um cliente da Linde Material Handling na indústria farmacêutica.

“A aplicação era a utilização do stacker para recolher bidões abertos na zona 2 ATEX assim como para encher ou medir quantidades específicas numa balança. Este stacker de 1000 mm de comprimento, que também tem uma capacidade de carga de 300 kg, não dispõe de uma alavanca de mão para controlar o sistema hidráulico. No seu lugar, vem equipado com um controlo remoto com um interruptor de dois níveis. Por motivos de segurança, o controlo remoto também está desenhado para ser comandado com as duas mãos”, explica.