MAN apresentou novos modelos TGS e TGX

A MAN apresentou os novos modelos de camiões TGX e TGS, veículos com elevados índices de fiabilidade, economia e segurança, numa festa no Campo Pequeno, em Lisboa.

A MAN apresentou os novos modelos de camiões TGX e TGS, veículos com elevados índices de fiabilidade, economia e segurança, numa festa no Campo Pequeno, em Lisboa.

As novas gamas da MAN são distintas em termos de finalidade, mas partilham muitos componentes. A gama TGS destina-se a um transporte de curta e média distância e tarefas ligadas a áreas como a construção, a recolha de resíduos ou distribuição urbana. Já o TGX, com cabines mais largas, confortáveis e motorizações mais potentes, destina-se a transportes de longo curso nacional e internacional.

Segundo António Legas, a chegada destas duas novas gamas representa um passo importante para a MAN, já que os novos modelos «usam as tecnologias mais inovadoras. Foram feitos vários inquéritos a motoristas, parte importante no ramo dos transportes, e a MAN introduziu melhorias significativas nas suas cabines para conseguir um excelente conforto», explica.

A nível exterior, a MAN deu uma ênfase especial à aerodinâmica e houve uma alteração total da iluminação. As alterações ao nível da segurança e motores fornecem índices de fiabilidade e economia ainda mais altos. Aliás, a fiabilidade é o ponto forte destes novos veículos, já que, segundo Luís Pereira, «cerca de 65% dos componentes destes novos modelos já foram testados no TGA».

O ambiente continua também a ser uma preocupação para a MAN, com os motores das gamas TGS e TGX a alcançarem a norma Euro4 sem recorrer a qualquer aditivo. Mas a coqueluche da noite foi o topo de gama da nova série, o TGX 8V, o camião de série mais potente da Europa. Equipado com um motor em V de 8 cilindros, alcança os 680 cavalos de potência, sendo indicado para longo curso e viagens em terrenos difíceis ou transportes com mais de 250 toneladas.