Portos

Ministra do Mar defende que só com “aposta na inovação” é que se assegura aproveitamento dos recursos do mar

Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, marcou presença na Convenção Biomarine 2016, iniciativa que decorreu em Oslo, na Noruega, para discutir a Economia Azul. A ministra aproveitou a ocasião para falar de algumas medidas de simplificação administrativa e incentivos financeiros disponíveis em Portugal para apoiar investimentos privados na exploração sustentável dos oceanos.

De acordo com a Associação dos Portos de Portugal (APP), Ana Paula Vitorino “manifestou a sua convicção de que só uma aposta na inovação e nas novas tecnologias assegura o aproveitamento sustentável e duradouro dos recursos do mar”.

Para além disso, a ministra referiu que “Portugal tem estes programas de incentivos ao investimento mas o financiamento da economia azul, em Portugal, ou em qualquer outro país, não é uma obrigação exclusiva dos Estados nem dos governos”, sublinhando que estes apoios e estas medidas de simplificação não constituem substitutos “do papel do sector privado, que necessita de ter condições para investir mas precisa também de assumir os riscos de investimentos que devem ter um grande potencial de rentabilidade”.