Portos

Ministra do Mar diz que Porto de Lisboa está a deixar de ser o “patinho feio”

A Comunidade Portuária de Lisboa realizou recentemente na Gare Marítima de Alcântara o seminário ‘Porto de Lisboa – Desafios e Afirmação’. A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, marcou presença e destacou o “notável crescimento” desta infraestrutura portuária, que acredita estar a deixar de ser o “patinho feio” das estatísticas.

Ana Paula Vitorino salientou os resultados do porto de Lisboa, aludindo aos primeiros quatro meses de 2017, nos quais o porto da capital conseguiu crescimentos na ordem dos 10% face ao mesmo período de 2016. A ministra referiu também que pretende que o porto de Lisboa seja “um motor de desenvolvimento e um polo agregador do desenvolvimento à escala regional e nacional”.

ministra do Mar - Conferencia Porto de Lisboa - Logística e Transportes Hoje

Consciente da importância que o Porto de Lisboa representa para a cidade, para a área metropolitana de Lisboa e para o país, o presidente da Comunidade Portuária salientou que este seminário teve como objetivo fazer uma análise sobre o futuro do porto, “criando pontes com os vários parceiros e agentes envolvidos, de forma a podermos afirmar o nosso porto junto dos armadores estrangeiros, garantindo-lhes a estabilidade das operações e a confiança nas suas escalas.” Rui Raposo sublinhou ainda que “o porto de Lisboa deve reafirmar-se nas cadeias logísticas, contribuindo para dinamizar economia regional e nacional”.