- Logistica e Transportes Hoje - https://www.logisticaetransporteshoje.com -

Ministra do Mar prevê que projeto de navegabilidade do Tejo esteja concluído num ano

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, prevê que o projeto de navegabilidade do Tejo até Castanheira do Ribatejo esteja concluído dentro de um ano.  A previsão foi avançada pela ministra durante a apresentação da embarcação multifunções construída pelo grupo ETE para uma empresa do Uruguai, que se realizou esta semana no Porto de Lisboa.

Durante o evento, Ana Paula Vitorino sublinhou que os estudos dos canais de navegação estão quase concluídos e que esses canais não serão apenas entre montante e jusante, mas também entre as duas margens do Tejo.

O projeto da plataforma de Castanheira de Ribatejo, do grupo ETE, já obteve a declaração de impacto ambiental, estando neste momento a ser implementadas as medidas de mitigação. Luís Figueiredo, administrador do grupo acredita que a primeira fase estará terminada no primeiro semestre deste ano, num investimento de cinco milhões de euros, entre construção e equipamento.

O projeto tem como objetivo que o transporte fluvial de contentores e outras mercadorias possa ser feito entre os terminais do Porto de Lisboa e a plataforma logística, retirando camiões das estradas.