Não perca na próxima edição de Setembro/Outubro

Identificação e rastreabilidade, uma ante-visão do congresso da APLOG ou o esforço logístico da organização dos Jogos Olímpicos são alguns dos temas em destaque nesta edição da Logística Hoje. Descubra tudo. 

Entrevista
O Engenheiro António Brotas tem sido um incansável pensador das questões do transporte. Foi um dos autores do livro ?O erro da Ota? e feroz opositor daquela localização para o novo aeroporto de Lisboa. Nesta entrevista destaca ainda a questão do abandonado modelo em ?T? deitado e a projectada terceira ponte sobre o Tejo na zona de Lisboa

Especial
A identificação e rastreabilidade de produtos são duas importantes funções para o gestor da cadeia de abastecimento, a par da gestão automatizada da informação gerada. No especial desta edição, consultamos o mercado para averiguar dos progressos existentes, a nível quer da oferta quer da procura

Congresso da APLOG: Mais e melhor Logística ao serviço da economia
A actividade logística será a estrela do 11° Congresso de Logística da APLOG. António Jorge Costa, presidente desta associação, acedeu a conversar com a Logística Hoje, analisando a evolução registada neste acontecimento e revelando o sentido da sua programação temática.

Reportagem
A organização dos Jogos Olímpicos é um extraordinário esforço logístico, num evento que reúne 5500 atletas oriundos de 205 países, distribuídos por 28 modalidades. Fomos conhecer os trabalhos subjacentes à deslocação da comitiva portuguesa a Pequim, a cargo do Comité Olímpico nacional.

Três dias que abalaram Portugal
A paralisação de grande parte do sector do transporte rodoviário de mercadorias atingiu uma dimensão inesperada e, durante três dias, o país esteve à beira de um ataque de nervos. As negociações com o Governo permitiram acabar com a acção de protesto, mas o sector revelou divisões profundas.

Byblos: Inovação logística no sector livreiro
Abriu recentemente uma livraria que detém uma operação logística inusitada no sector e exemplar na sua implantação. A tecnologia RFID -Radio-Frequency IDentification é o suporte tecnológico que coloca a Livraria Byblos no mais elevado patamar a nível de inovação na área logística, detendo um projecto totalmente inédito no seu mercado.

Processos logísticos nas PME
Promover as boas práticas da logística como factor de competitividade, focalizar a logística no âmbito do desenho do processo e da organização e divulgar a logística no conjunto de empresas que representam a fatia mais importante do nosso tecido empresarial, as PME, foi o objectivo de um evento promovido pela APLOG.

Transportar melhor para melhor integrar
Nos transportes, as parcerias público-privadas apresentam-se como uma oportunidade para a ampliação dos serviços em oferta por parte dos seus agentes. Isto significa mais inclusão, quer pela geração de emprego, quer por uma mais eficaz aproximação às populações, aumentando a confiança destas na utilização, por exemplo, do transporte público.

Serviços em valor crescente
Os serviços de valor acrescentado são cada vez mais solicitados aos operadores logísticos, quer se trate de um complemento das operações já realizadas para os seus clientes, quer de forma pontual, como acontece com as campanhas ligadas a festividades ou eventos de tipo desportivo ou outro.