Novo aeroporto será em Alcochete

O primeiro-ministro José Sócrates anunciou em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, que o Governo optou por localizar o novo aeroporto em Alcochete, no Campo de Tiro, em detrimento da opção Ota.

O primeiro-ministro José Sócrates anunciou em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, que o Governo optou por localizar o novo aeroporto em Alcochete, no Campo de Tiro, em detrimento da opção Ota. Aprovada ainda foi a nova ponte rodo-ferroviária, entre Chelas e Barreiro.

 

Quando questionado em relação à solução do novo traçado do comboio de alta velocidade e do período de desactivação do aeroporto da Portela, o primeiro-ministro disse «ainda não estar em condições definitivas para esclarecer», de acordo com informações da agência Lusa.

 

«Temos neste momento uma decisão preliminar sobre a localização do novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete e de travessia rodo-ferroviária entre Chelas e o Barreiro. Foram estas as conclusões do Conselho de Ministros», sendo que «a articulação dos diferentes meios de trasnportes aéreos e de alta velocidade ferroviária começará a ser feita a partir de agora», acrescentou.

 

De acordo com o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, para «além dos 6 meses que decorreram com a elaboração do estudo, vamos ter ainda que gastar algum tempo com a avaliação ambiental estratégica e com o aprofundamento de alguns estudos técnicos relativamente à nova localização». Apesar de esta decisão atrasar o começo das obras, Mário Lino acrescentou que haverá «uma compensação. Vamos começar mais tarde, mas vamos construir mais rápido».

 

Assim, e de acordo com o calendário previsto pelo Governo, o projecto do novo aeroporto deverá estar concluído em 2017, data prevista para o início da exploração do mesmo.

 

Minimizar custos