Porto de Aveiro com investimentos de 242,7 milhões de euros

A cerimónia de inauguração da Plataforma Logística Portuária de Cacia, no Porto de Aveiro, coincidiu com a apresentação pública de um investimento de 242,7 milhões de euros, entre valores públicos – 176,9 milhões de euros – e de origem privada – 65,8 milhões.

A cerimónia de inauguração da Plataforma Logística Portuária de Cacia, no Porto de Aveiro, coincidiu com a apresentação pública um investimento de 242,7 milhões de euros, entre valores públicos – 176,9 milhões de euros – e de origem privada – 65,8 milhões.

O acto inaugural contou com a presença do ministro dos Transportes, Obras Públicas e Comunicações, da secretária de Estado dos Transportes, e do primeiro-ministro. José Sócrates sublinhou a «importância que este investimento do Porto de Aveiro tem, desde logo para a economia regional», bem como «a importância que tem para o conjunto da economia nacional. Esta obra não é apenas uma obra regional».

O responsável do Governo afirmou que «nos últimos 50 anos nunca tivemos um período em que o Estado tivesse investido tanto no Porto de Aveiro. Estamos a recuperar o tempo perdido, porque não fazia o mínimo sentido não estar, o Porto de Aveiro, dotado de uma ligação ferroviária. A isto chama-se investir na performance logística do país e na melhoria da competitividade de um porto que é absolutamente essencial para o conjunto da economia nacional». O primeiro-ministro referiu também o investimento privado a realizar que «ronda já os 67 milhões de euros. Um dos indicadores mais importantes para se medir a qualidade do investimento público é se ele acompanha ou não o investimento privado, e no Porto de Aveiro isso acontece».

A Plataforma Logística Portuária de Cacia representa um investimento público de 12 milhões de euros, e surge com o objectivo de assegurar o encaminhamento eficiente das mercadorias com origem e destino no porto de Aveiro, assim como contribuir para um alargamento do seu hinterland natural até à região de Castela e Leão.