Segurança dos sistemas e gestão documental em debate

Casos práticos, análise de estratégias, planos de segurança e as principais novidades tecnológicas do sector são alguns dos temas que serão apresentados no 8º Congresso de Segurança nos Sistemas Informação organizado pela IFE, que ao mesmo tempo tem a decorrer o seu congresso dedicado à gestão documental.

A segurança informática é um aspecto essencial para as empresas desenvolverem os seus negócios, especialmente numa época em que são cada vez mais as empresas e marcas a trabalharem e oferecerem produtos e serviços que funcionam com recurso à Internet. A segurança pode ainda ser uma importante ferramenta na fidelização, através das garantias que consegue oferecer aos seus clientes.

Por outro lado, o desenvolvimento do negócio das empresas está cada vez mais dependente das soluções inovadoras que permitem obter melhores desempenhos e ganhos de produtividade.

É neste sentido que a IFE – International Faculty for Executives organiza dia 18 e 19 de Outubro no Sana Lisboa Hotel, a 8ª edição do Congresso de Segurança nos Sistemas de Informação, em paralelo, com o 3º Congresso de Gestão Documental.

INFOSEC
O INFOSEC é um congresso sobre temas na área da segurança, que conta com a apresentação de case studies e troca de experiências entre profissionais do sector. No evento deste ano, destaca-se a mesa redonda do segundo dia sobre “Como conseguir uma boa política de Segurança Informática? Quais as tendências?”, onde se irão debater ideias e apresentar soluções, para o sucesso da segurança informática.

Fazem ainda parte do programa diversos casos práticos, que incidem sobre novas temáticas e abordagens de temas para o êxito dos sistemas de informação das empresas. São exemplo disso, o caso prático que será apresentado por um representante da polícia judiciária sobre “Phishing, Pharming e botnets: detecção e prevenção”, e o caso apresentado por um responsável do Modelo Continente Hipermercados, SA sobre “Quais os aspectos essenciais num Plano de Business Continuity“.

O INFOSEC é dirigido aos profissionais (directores de informática, de sistemas de informação, administradores de sistemas ou gestores de redes e de datacenters, entre outros) de diferentes sectores, como por exemplo a Banca, Logística e Distribuição, Comércio e Retalho e a Indústria farmacêutica. Este é, ainda, um espaço onde os principais fornecedores de soluções de segurança podem contactar com o seu público-alvo: os profissionais da área com poder de decisão.

INFODOC
O INFODOC é um congresso sobre soluções que permitam às empresas melhorarem o desempenho dos seus empregados, assim como a sua produtividade, prestando deste modo, um melhor serviço aos clientes finais. Esta melhoria pode ser conseguida através da introdução de sistemas de gestão documental que representem não só tempos de resposta mais rápidos (uma vez que a articulação entre departamentos facilita uma circulação mais rápida da informação), como também soluções para o tratamento de documentos, que resolvam o problema dos grandes volumes de papel existente nalgumas empresas ou departamentos.

Na edição deste ano, a IFE volta a apresentar um espaço de debate sobre os investimentos em gestão documental e o retorno que se pode esperar dos mesmos, assim como diversos casos práticos sobre a implementação de sistemas de gestão documental de sucesso. São exemplo disso as intervenções da Litoral Atlântico sobre a implementação do sistema de gestão electrónica de documentos; de um representante da Assembleia da República sobre o porquê da criação do arquivo digital; ou do Grupo Edifer sobre a adaptação das tecnologias para criar sinergias entre diversos departamentos.

O INFODOC é dirigido a todos os directores de sistemas de informação, responsáveis de projectos, de Internet ou gestão documental, assim como gestores de conteúdos, entre outros.