Tecnologia

Siemens Portugal investe em dois novos centros tecnológicos

Siemens investe em dois novos centros tecnológicos

A Siemens Portugal inaugurou esta quarta-feira (10 de julho) dois novos centros de apoio ao desenvolvimento de projetos nas áreas da digitalização e dos edifícios inteligentes nas suas instalações no Freixieiro, no Porto.

“A aposta da Siemens na criação de centros de experimentação e de laboratórios aplicacionais, através destes novos i-Experience Center 4.0 e Solutions & Service Center, tem como objetivo fomentar a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias nas áreas da indústria e tecnologias para edifícios”, revela a empresa numa nota enviada às redações.

Estas duas estruturas tecnológicas fazem parte do plano de investimento que a empresa anunciou em 2018 para Portugal – cerca de 25 milhões de euros para digitalização e pretendem ser “um espaço de co-criação e ideação que vai impulsionar as parcerias com empresas, academia e startups locais”.

“A aposta no Freixieiro deve-se à importância que a região norte de Portugal tem para a Siemens, visto que quase 44% dos clientes da empresa provêm desta zona do país. Além disso, no ano fiscal passado, quase 35% da faturação e cerca de 40% do volume de negócio da empresa provieram de empresas do norte, de onde se destacam projetos na área da produção de energia”, acrescenta ainda a Siemens.

Para Pedro Pires de Miranda, Presidente Executivo da Siemens Portugal, “a cocriação é essencial para, na era digital, gerarmos valor no ecossistema industrial, criarmos novos modelos de negócio e darmos respostas aos maiores desafios da Indústria. É nossa estratégia criar estruturas deste género em várias regiões do país, agora também na Região do Porto. Esta descentralização permite uma maior proximidade aos principais núcleos industriais e empresariais portugueses, acelerando o processo de transformação digital e apoiando o desenvolvimento de projetos tecnológicos”.