Quantcast
Supply Chain

Smurfit Kappa adquire fábrica de papel de cartão reciclado em Itália

Smurfit Kappa adquiriu a Verzuolo por 360 milhões de euros, uma fábrica de papel de cartão reciclado com capacidade de 600 mil toneladas/ano.

A Smurfit Kappa, líder do setor de embalagens de papel e cartão canelado, adquiriu a Verzuolo por 360 milhões de euros, uma fábrica de papel de cartão reciclado com capacidade de 600 000 toneladas por ano. Em comunicado, a empresa revela que a fábrica está situada perto do porto de Savona, no noroeste de Itália, pelo que conta “com uma localização estratégica que permite à empresa atender tanto as regiões do sul da Europa”.

O CEO da Divisão de Cartão Canelado da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, Ignacio Sevillano, assegura que “a aquisição da Verzuolo permite-nos oferecer uma segurança adicional aos nossos clientes no fornecimento de embalagens à base de papel, para que recebam as suas soluções de packaging a tempo e com a mesma qualidade de sempre”.

A aquisição desta fábrica oferecerá à Smurfit Kappa benefícios sinérgicos, incluindo a otimização técnica e da produção, e uma maior integração do cartão. A sua compra a pronto será financiada com os recursos existentes do Grupo, estando prevista para o quarto trimestre do ano, de acordo com as condições habituais de encerramento, incluindo a aprovação legal.

Por sua vez, o CEO do Grupo Smurfit Kappa, Tony Smurfit, considerou que “esta aquisição representa um avanço, tanto para a empresa como para os nossos clientes e para todos os acionistas. O Grupo conta com uma capacidade demonstrada para identificar, adquirir, integrar e otimizar atividades complementares. Além disso, esta aquisição também é uma mostra da agilidade inerente do nosso enfoque para mobilizar capital com rapidez e eficácia”.

Já o CEO da Smurfit Kappa Europa, Saverio Mayer, acrescentou que é “uma operação que já avaliamos há algum tempo e que demonstra o nosso compromisso com este importante mercado para o Grupo, o que nos permitirá complementar na perfeição os importantes investimentos que estamos a fazer nas nossas instalações de cartão canelado no continente”.

A fábrica, propriedade do Burgo Group, conta com uma máquina PM9 instalada em 2002 e convertida em 2019 numa máquina para cartão reciclado com capacidade para 600 000 toneladas.