TNT reforça projecto driving clean

A TNT Express acaba de reforçar o seu programa global de redução de emissões de dióxido de carbono da sua frota com a entrada em funcionamento em Roterdão de dois veículos eléctricos, os primeiros na Europa.

A TNT Express acaba de reforçar o seu programa global de redução de emissões de dióxido de carbono da sua frota com a entrada em funcionamento em Roterdão de dois veículos eléctricos, os primeiros na Europa.

Denominado driving clean, o projecto da TNT tem vindo a ser desenvolvido nos últimos dois anos e visa uma redução sustentável nas emissões por parte de veículos, em especial as partículas nocivas (PM10), óxidos de azoto (NOx) e dióxido de carbono (CO2).

O driving clean inclui quatro projectos principais: “limpar” a frota existente, aquisições relacionadas com a nova frota, possibilidades de investigação para a futura frota e reforço da colaboração dentro da parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

No que concerne às alternativas ao combustível e à tecnologia convencional, a TNT está, actualmente, a testar 20 camiões de biocombustível na Índia e 53 na Holanda. Mais 161 veículos funcionam a Gás Natural Comprimido (GNC) na Alemanha e 5 estão a ser testados na Holanda. A TNT testa presentemente em Londres, com sucesso, um veículo eléctrico de 7,5 toneladas de emissão zero.

Peter Bakker, CEO da TNT acrescentou: «nós temos perfeita consciência do impacto das nossas operações no ambiente e reconhecemos que contribuímos para o problema das alterações climáticas. Sentimos que é nossa responsabilidade contribuir para uma solução viável a longo prazo. Proteger o ambiente faz sentido economicamente, à medida que os accionistas aumentam o seu julgamento sobre no nosso impacto no ambiente. Cada vez mais as restrições às emissões vão sendo impostas nas áreas urbanizadas».

Se a experiência em Roterdão provar ser um sucesso, a TNT espera expandir a experiência a outros países, podendo acrescentar outros veículos eléctricos à sua frota para servir outros locais urbanos, sempre que se revelar oportuno.adwste