Tecnologia

Universal Robots lança cobot para a automação colaborativa

Universal Robots lança cobot para a automação colaborativa

A Universal Robots (UR), empresa fabricantes de robôs colaborativos (cobots), anunciou o lançamento do novo cobot UR16e com capacidade de carga útil de 16 kg.

O UR16e combina a elevada capacidade de carga com um alcance de 900 mm e oferece repetibilidade de +/- 0,05 mm, tornando-se ideal para automatizar tarefas como a manipulação de materiais pesados, manipulação de peças pesadas e atendimento de máquinas.

“No atual clima de incerteza económica, os fabricantes precisam de procurar soluções flexíveis para se manterem competitivos“, afirma Jürgen von Hollen, presidente da Universal Robots. “Com o UR16e, respondemos à necessidade de robôs colaborativos capazes de lidar com tarefas pesadas de forma segura e eficiente. Este lançamento aumenta significativamente a versatilidade do nosso portfólio de produtos e dá aos fabricantes ainda mais possibilidades de melhorar o seu desempenho, superar dificuldades de mão-de-obra e expandir os seus negócios”.

Desenvolvido com base na inovadora plataforma e-Series da UR, o UR16e oferece grandes benefícios, potencialidades e valor para os fabricantes. Isto inclui a (i) instalação rápida e simples com programação fácil e design compacto; (ii) abordagem aos desafios ergonómicos enquanto reduz os custos; (iii) manipulação de materiais pesados e atendimento de máquinas.

À semelhança dos restantes cobots e-Series da Universal Robots; UR3e, UR5e e UR10e, o UR16e possui sensor de força integrado, 17 funções de segurança programáveis, incluindo tempo de paragem e distância de paragem, e uma interface de programação intuitiva. O UR16e cumpre os mais exigentes regulamentos de certificação e normas de segurança para colaboração homem-robô sem barreiras, incluindo EN ISO 13849-1, PLd, Categoria 3 e EN ISO 10218-1 completa.

Atualmente, a UR tem mais de 37.000 cobots implementados em milhares de ambientes de produção por todo o mundo, a realizar tarefas repetitivas e críticas, como montagem, pick and place, polimento, paletização, carregamento de máquinas e fixação de parafusos e porcas. Graças ao UR+, um ecossistema aberto de produtos certificados para braços robóticos, e à UR Academy, que oferece formação online gratuita, implementar a melhor solução de robótica colaborativa para os requisitos exclusivos de cada cliente é simples e económico e, com retorno rápido, baixo custo total de propriedade e elevado retorno do investimento.