acordo

Venda da Groundforce à Urbanos dá 60M€ à TAP

Venda da Groundforce à Urbanos dá 60M€ à TAP

A TAP vai receber cerca de 60 milhões de euros com a venda da Groundforce à Urbanos. A Autoridade da Concorrência analisou ontem, dia 22 de dezembro, o processo e deverá permitir o negócio em 2012.

De acordo com a informação do jornal Público, a transportadora aérea portuguesa vai começar por alienar 50,1% do capital da Groundforce já em 2012, ficando a restante parcela para venda a partir de 2015. O acordo só avança com a “luz verde” da Autoridade de Concorrência (AdC).

Depois das negociações com a belga Aviapartner terem caído por terra, a TAP encetou, em dezembro, um acordo de venda da operadora de handling à Urbanos, que com a sua venda de 100% vai permitir um encaixe de cerca de 60 milhões de euros.

Este acordo prevê uma condição de desconto nos preços praticados pela Groundforce em cerca de 5% até 2014.

Em declarações ao Público, os responsáveis da TAP afirmaram que “só estarão reunidas as condições para informar sobre os termos do acordo com o grupo Urbanos para a aquisição da Groundforce após confirmação da AdC e do Governo. Ainda não conhecemos qualquer posição, mesmo que preliminar”.

De realçar que este acordo agrada aos sindicatos da operadora de handling, uma vez que não prevê a cisão da Groundforce em várias empresas.