Voz no aviamento das encomendas

O Voice Direct Picking foi utilizado por um período experimental nas instalações da Cooprofar, em Aveiro, e excedeu as expectativas.

O Voice Direct Picking da Kisoft foi utilizado por um período experimental nas instalações da Cooprofar em Aveiro, ao longo de três meses, e excedeu as expectativas.

O voice picking é um sistema que permite o aviamento das encomendas dirigido por voz e permite obter ganhos de produtividade e racionalização de processos na logística da empresa. Os resultados positivos levam a Cooprofar a ponderar a extensão da utilização do sistema a outras infra-estruturas, designadamente às instalações de Macedo de Cavaleiros.

O sistema é inovador no mercado da distribuição farmacêutica. Possibilita a conversão de mensagens de suporte informático em mensagens de voz, indicando aos operadores os produtos a preparar e as respectivas localizações.

O voice picking é composto por um servidor de voz ligado por uma rede de RF a terminais talkman.

Principais vantagens do sistema
O equipamento constitui uma mais-valia face aos tradicionais terminais de radiofrequência, pois permite que os operadores tenham sempre as mãos e os olhos livres, contribuindo para o aumento da velocidade e precisão no desempenho das tarefas.

O facto da mensagem ser transmitida por voz favorece a concentração dos operadores nas tarefas que desempenham, o que se traduz num importante ganho de eficiência ao nível da diminuição do número de erros na preparação de encomendas.