- Logistica e Transportes Hoje - https://www.logisticaetransporteshoje.com -

Linde Material Handling lança novo empilhador retrátil

A Linde Material Handling acaba de lançar um novo empilhador retrátil – o R-Matic. De acordo com a marca, trata-se de um empilhador capaz de gerir cargas de até 1,6 toneladas de forma totalmente automática.

“Este equipamento pode ser operado sem paragens 24 horas por dia, sete dias por semana, armazenando e retirando mercadorias das estantes e além disso, encarregando-se do fornecimento das mesmas onde seja necessário e em todos os sectores da indústria e dos serviços. Os sensores incorporados no equipamento garantem que as paletes sejam colocadas ou recolhidas de maneira segura e no lugar correto. Outro sensor situado no porta-garfos evita o perigo de que as cargas sobressaiam das dimensões previstas. As câmaras tridimensionais são utilizadas para detetar a posição de colocação na estante e ajustar a posição dos garfos utilizando o deslocador lateral”, explica a Linde Material Handling.

A Linde Material Handling refere ainda que o novo R-Matic “conta com um sistema de geonavegação baseado em contornos da infraestrutura que guia o equipamento automatizado de maneira segura, sem necessidade de instalar qualquer elemento extra na envolvente. O laser de navegação digitaliza permanentemente a área num raio de 360° para orientar-se no espaço. Durante este processo, o R-Matic move-se a uma velocidade de até 2,5 metros por segundo.”

Philipp Stephan, Product Manager da Linde robotics na Linde Material Handling, explica ainda que “a utilização de um equipamento totalmente automatizado carateriza-se pela sua elevada fiabilidade, precisão e segurança: o índice de danos é reduzido ao mínimo, uma vez que se pode excluir o erro humano como causa de acidente. Além disso, os processos automatizados ajudam na otimização dos processos operacionais. Por outro lado, produz-se um aumento da eficácia pois o pessoal poderá agora ser orientado para um trabalho de maior valor acrescentado. Com operações de dois ou três turnos, assumimos que o R-MATIC será amortizado em dois anos no máximo.”

Já Frank Heptner, Senior Director Consultancy and Projects, Intralogistics Solutions da Linde Material Handling, acrescenta que “o R-Matic esteve em funcionamento durante mais de um ano nas instalações de um importante fabricante internacional de bens de consumo. Durante esta fase de teste, os supervisores não só avaliaram a sua tecnologia de ponta mas também o aumento testado da produtividade que este equipamento supôs no armazém. O empilhador retrátil R-Matic é uma opção que vale a pena ter em conta em qualquer empresa industrial cujo sistema de intralogística se realize mediante uma forte pressão de custos e necessidade de grande eficácia”.