Quantcast
Entrevista

VERIZON CONNECT PORTUGAL

Com quase um ano de integração da Inosat na estrutura da Verizon que balanço fazem da presença da marca?
A recetividade dos nossos clientes e do mercado à integração da Inosat na marca Verizon Connect tem sido bastante positiva. Enquanto Verizon Connect, temos condições para alavancar o investimento global da empresa no desenvolvimento de novos produtos em benefício dos nossos clientes locais.
Reconhecemos que a marca Inosat foi criada em 2000, no início da evolução da telemática, estamos, no entanto, confiantes de que agora como Verizon Connect, tanto os nossos colaboradores como os nossos clientes continuarão a prosperar no futuro.
O nosso ADN permanece o mesmo, o nosso objetivo passa por continuar a construir uma marca de confiança junto dos nossos clientes e fornecer-lhes as melhores soluções possíveis, ajudando os seus negócios a crescer.

Fruto da pandemia, ter-se-á verificado um aumento do número de movimentos das frotas. Em que se distingue o serviço que oferecem e o que permite aos vossos clientes?
A pandemia COVID-19 colocou em destaque o papel crucial que as empresas de transporte e distribuição têm nas comunidades. Estas empresas, continuam a ser fundamentais no fornecimento de produtos essenciais a hospitais e farmácias, bem como de alimentos e bens de primeira necessidade para a população em geral. Garantir que os bens necessários são entregues aos destinatários corretos, de forma segura e atempada, é fundamental para estas empresas. A capacidade de facilmente localizar e monitorizar veículos, bens, colaboradores e entregas ao cliente final – áreas essenciais das nossas soluções de gestão de frotas – ajuda as empresas a conseguir um melhor desempenho em tempos de incerteza.
Ao contrário de outras soluções, o Reveal Field da Verizon Connect, disponibiliza uma abordagem simplificada à gestão de motoristas, técnicos e serviços, ajudando os nossos clientes a otimizar processos empresariais, agendar serviços de forma eficiente e a melhorar o serviço prestado ao cliente – tudo a partir de uma única solução. No fundo trata-se de um acesso centralizado a partir do qual as empresas têm visibilidade completa sobre veículos, colaboradores e sobre a sua atividade.
Em conjunto com a Plataforma Reveal, os dados da localização dos veículos e do estado dos técnicos são combinados, com o objetivo de ajudar gestores de operações a tomar decisões mais rápidas e informadas, contribuindo para a melhoria do serviço prestado. Desta forma, será possível agendar e comunicar eficazmente informações sobre os serviços aos técnicos e clientes no decorrer do dia e em tempo praticamente real. Para além de disponibilizar funcionalidades de agendamento e atribuição de serviços, o Reveal Field também inclui uma plataforma móvel para técnicos, pelo que notas, fotografias e assinaturas recolhidas em qualquer cliente podem ser enviadas imediatamente para o sistema. A integração de mapas interativos, que permitem localizar as viaturas, ajuda os gestores operacionais a tomar decisões mais informadas sobre novos agendamentos de serviço.

 

Para o mercado de transporte internacional de mercadorias, continuamos a desenvolver soluções que permitem às empresas beneficiar da nossa capacidade de leitura e descarga dos dados do tacógrafo digital. Esta solução pode agora alertar os utilizadores para potenciais infrações, indicando o custo máximo que essa infração poderá representar para a empresa.

A mobilidade urbana é também um tema incontornável no segmento da logística. As cidades estão sobrecarregadas e é preciso pensar rotas em termos de otimização de percursos. A vossa oferta facilita esta gestão também muito alicerçada nos compromissos de sustentabilidade?
O caminho da sustentabilidade do transporte pode ser percorrido com a ajuda de soluções de telemática para a gestão de frotas de veículos. Esta é uma componente central do Verizon Connect Reveal, que pode também ajudar as empresas a reduzir os custos operacionais associados à gestão de uma frota.
As soluções de gestão de frotas ajudam as empresas a gerir os seus recursos de forma mais sustentável. A utilização de combustível, por exemplo, pode ser otimizada através da seleção das rotas mais eficientes para chegar ao destino ou da identificação de episódios de ralenti excessivo. Deste modo, as empresas podem não só reduzir os seus gastos com combustível, como também reduzir a sua pegada ecológica.

 

Em termos de inovação tecnológica, o setor tem vindo também a transformar-se de forma muito acelerada. Que perspetivas nos podem dar quanto ao futuro do transporte de mercadorias e mobilidade?
A inovação tecnológica suportada na Inteligência Artificial (IA) está a tornar-se rapidamente no principal foco de transformação do setor automóvel e dos transportes, prometendo contribuir para transformar todos os modos de transporte ajudando-os a tornarem-se mais seguros, eficientes, ecológicos, inteligentes e cómodos.
A IA está a tornar os negócios mais inteligentes e eficientes, ajudando a amortecer o peso dos custos e a antecipar e evitar problemas em vez de reagir a incidentes que poderiam ser evitados, tais como, paragens longas e inesperadas e consequentes atrasos ou falta de recursos disponíveis.
A próxima fase da conectividade das viaturas estará focada nos componentes e na sua ligação a vários ativos e produtos, com o objetivo de permitir um melhor desempenho e operações mais seguras. Por exemplo, motores e transmissões irão em breve estar ligados à internet, o que, por conseguinte, irá fornecer às empresas muitos mais dados sobre o desempenho das viaturas da frota. Isto irá então permitir uma melhor eficiência de combustível e performance tendo em consideração critérios como, por exemplo, o tipo de carga transportada, ou o tipo de estrada percorrida.