- Logistica e Transportes Hoje - https://www.logisticaetransporteshoje.com -

58% dos portugueses recorrem ao car sharing para poupar dinheiro

Segundo o Observador Cetelem Automóvel 2020 [1], 58% dos passageiros portugueses recorrem ao car sharing para poupar dinheiro nas deslocações, sendo que 40% fá-lo por motivos ambientais.

Os motoristas também consideram a questão económica mais importante, pelo que 51% utiliza o car sharing com o objetivo de ganhar dinheiro, 42% devido a preocupações ambientais e 31% para ajudar os outros.

O relatório destaca também que 26% dos portugueses estariam dispostos a partilhar o seu carro com uma empresa privada de transporte de passageiros, dos quais 41% ponderariam o empréstimo com o objetivo de ganhar dinheiro.

Para 51% dos passageiros, a nível global, a principal motivação para aderir a esta forma de mobilidade é também a redução de custos, um motivo que é partilhado por 44% dos condutores. A questão ecológica surge em segundo lugar para ambos: 35% no caso dos passageiros e 38% nos condutores.

África do Sul, Turquia e Brasil são os países com o maior número de passageiros e motoristas que fazem partilha de automóvel por razões económicas.

De uma perspetiva geracional, verifica-se uma divergência. A Geração Y (57%) é muito mais propensa do que os mais velhos (41%) a considerar a partilha do automóvel para ganhar dinheiro. Por sua vez, os inquiridos mais velhos são mais propensos a indicar questões ambientais.