Transportes

61 empresas dos transportes premiadas com Estatuto PME Excelência 2019

ANTRAM solicita implementação de medidas de apoio ao setor

O IAPMEI e o Turismo de Portugal distinguiram 61 empresas do setor dos Transportes com o Estatuto PME de Excelência de 2019.

As empresas premiadas do setor dos transportes são responsáveis por 2 145 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 208 milhões de euros, o que representou um crescimento médio de 16,6% em comparação com o ano anterior.

A maioria das PME, distinguidas no setor dos Transportes, são empresas de pequena dimensão (82%), sendo que as médias empresas representam 15% e as microempresas 3%. Em termos de localização, 21% situa-se na região de Porto e 15% em Lisboa.

A iniciativa do IAPMEI foi criada com o objetivo de premiar as PME nacionais, que se destacam pela qualidade do seu desempenho económico-financeiro e que sejam capazes de atingir padrões competitivos.

“Para o IAPMEI e para o País, é um orgulho verificar o crescimento e notoriedade que este Estatuto tem vindo a conquistar, ao longo destes 10 anos, entre as empresas portuguesas. As PME Excelência são empresas financeiramente robustas, que apresentam um elevado padrão competitivo, assente em estratégias de inovação e internacionalização, e desempenham um papel de grande relevância ao nível do emprego, tal como do desenvolvimento local e regional”, refere Nuno Mangas, presidente do IAPMEI.

No total, o IAPMEI e o Turismo de Portugal distinguiram 2337 empresas de vários setores de atividades com este estatuto. Em conjunto, o total de empresas premiadas empresas são responsáveis por 81 316 postos de trabalho.