Transportes

65% dos portugueses dizem saber como funcionam os veículos elétricos

65% dos portugueses dizem saber como funcionam os veículos elétricos

65% dos consumidores portugueses afirmam conhecer e saber como funcionam os veículos elétricos. Uma conclusão revelada esta quinta-feira (7 de fevereiro) pelo Observador Cetelem, que indica ainda que para 69% dos automobilistas o funcionamento dos veículos elétricos não tem segredos.

“Surpreendentemente, a Noruega (67%) e a China (73%), pioneiras na utilização deste tipo de veículos, não integram a maior percentagem de automobilistas bem informados. Os que afirmam ter mais conhecimentos, são mesmo os respondentes residentes na Polónia (88%), na Itália (80%) e na Turquia (76%)”, diz o estudo.

De acordo com o Observador Cetelem, os espanhóis são os inquiridos que menos conhecem ou sabem como funcionam os veículos elétricos (58%). 70% dos inquiridos afirmam não dispor de informações suficientes, nomeadamente sobre os desempenhos reais destes veículos ou a existência de ajudas públicas à compra. No Japão, país de origem de alguns construtores de modelos elétricos, 83% dizer ter falta de informação. Os que se consideram mais informados são os condutores franceses (41%). Em Portugal, cerca de 60% dos inquiridos diz querer mais informações sobre estes veículos, nomeadamente sobre a disponibilização de ajudas estatais, desempenhos reais dos veículos elétricos bem como conclusões das experiências dos primeiros utilizadores para desmistificar os mistérios destes veículos.