Empresas

Aicep ajuda empresas nacionais a exportar com Inteligência Artificial

Aicep ajuda empresas nacionais a exportar com Inteligência Artificial

A Aicep acaba de lançar a plataforma ‘Portugal Exporta, um portal que pretende ajudar as empresas nacionais a exportar mais, oferecendo-lhes ferramentas como aconselhamento personalizado sobre, por exemplo, quais os mercados com maior potencial de exportação de determinado produto com recurso a Inteligência Artificial.

De acordo com a organização, esta nova plataforma disponibiliza um conjunto de informações úteis, atualizadas em tempo real, às empresas exportadoras nacionais. Luís Castro Henriques, presidente da Aicep, explicou à imprensa que esta é uma transformação que “não é muito diferente do online banking”.

“Na área reservada, que é totalmente confidencial, cada empresa tem informações que lhe são especificamente direcionadas desde as feiras que mais lhe interessam, potenciais parceiros de negócio, ações comerciais e de capacitação, mercados que deveria explorar, uma sugestão que é feita com base na Inteligência Artificial que analisa o perfil de cada empresa, desde a sua dimensão, a sua situação financeira, maturidade e a sua dinâmica de vendas ao exterior”, diz ainda a organização.

Para além disso, o gestor de cliente virtual questiona a empresa sobre o que ela precisa (encontrar um parceiro, exportar para novos mercados, etc) e a ferramenta de Inteligência artificial dá a resposta.