Quantcast
Portos

Autoeuropa duplica capacidade de transporte na ferrovia para o Porto de Setúbal

A VW Autoeuropa reforçou o transporte de viaturas, por ferrovia, para o terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal, com vagões de duplo andar.

A VW Autoeuropa reforçou o transporte de viaturas, por ferrovia, para o terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal, com vagões de duplo andar. Em comunicado, o Porto de Setúbal informa que com esta alteração a capacidade é duplicada relativamente aos comboios anteriores, passando cada comboio a carregar 265 viaturas.

O transporte de carga por ferrovia para o porto, reativado em setembro de 2019, continua a ter a parceria logística entre a divisão de operações logísticas Volkswagen Konzernlogistik e a Rodo Cargo. Esta nova solução pretende reforçar a descarbonização do transporte de mercadorias de e para o Porto de Setúbal. Tal é possível “com diminuições substanciais da utilização do transporte rodoviário e, também, neste caso, do número de comboios necessário para suprir as entregas de viaturas para exportação no terminal portuário”.

 

O Porto de Setúbal beneficia deste aporte de sustentabilidade ambiental devido, por exemplo, à menor pressão sobre o número de manobras necessárias para as movimentações das composições que diariamente entram e saem dos terminais portuário. Recorde-se que este porto ocupa a 2ª posição nacional na carga movimentada por ferrovia, com 27% do total da carga movimentada anualmente.