Quantcast
Transportes

BILITI Electric entra no mercado português com o seu veículo elétrico compacto

A multinacional norte-americana BILITI Electric anunciou a sua entrada em Portugal, através da sua marca GMW Europe, e com a aposta numa fábrica.

A multinacional norte-americana BILITI Electric anunciou a sua entrada em Portugal, através da sua marca GMW Europe, que irá comercializar veículos elétricos especialmente vocacionados para entregas de “última milha” em ambiente urbano.

Em comunicado, a empresa revela que o anúncio surge na sequência de uma ronda de financiamento da BILITI Electric, onde recebeu um compromisso de investimento de 400 milhões de dólares por parte do fundo de investimento GEM (Global Emerging Markets), o qual gere ativos da ordem dos 3,4 mil milhões de dólares.

 

A empresa pretende vir a criar uma unidade de produção no País, com capacidade de montar até 500 veículos por mês, para distribuição em toda a Europa – o que representará um investimento total de cerca de 20 milhões de euros em Portugal e no mercado europeu ao longo dos próximos três anos.

O CEO da empresa, Rahul Gayam, considerou Portugal como “a porta de entrada perfeita para o mercado europeu, mas também como um mercado que é, em si mesmo, muito interessante, com crescentes restrições à circulação de veículos diesel no centro das grandes cidades e, consequentemente, a necessidade de soluções de mobilidade elétrica acessíveis e inovadoras”.

 

“Por outro lado, estamos igualmente convencidos que a excelente oferta de jovens engenheiros em Portugal virá também a revelar-se, a médio prazo, como uma grande oportunidade para a expansão da BILITI com a sua primeira fábrica na Europa”, concluiu.

O primeiro produto a ser lançado, o GMW Taskman, tem estado a ser usado por empresas de comércio eletrónico, tais como a Amazon, Flipkart (Walmart), IKEA, SokoWatch, Uber e Zomato, entre outras. Até hoje, estes veículos já percorreram cumulativamente mais de 32 milhões de quilómetros e entregaram cerca de 12 milhões de encomendas.