Transportes

BMW nomeia novo responsável para o desenvolvimento de veículos autónomos

BMW nomeia novo responsável para o desenvolvimento de veículos autónomos

A BMW anunciou este sábado (8 de dezembro) a nomeação de Alejandro Vukotich para liderar o desenvolvimento da sua área de negócio dedicada à condução autónoma. De acordo com a Reuters, o responsável assume a nova função já em janeiro de 2019.

Alejandro Vukotich irá substituir Elmar Frickenstein, que liderava o departamento desde que foi criado em maio de 2016 e que se sairá agora da companhia. O novo responsável conta com cerca de 19 anos de experiência na indústria automóvel, nomeadamente nas áreas de condução autónoma e assistência à condução.

Atualmente, a BMW conta com uma equipa de cerca de 1300 especialistas, nomeadamente parceiros da FCA, da Intel e da Mobileye, dedicados ao desenvolvimento de tecnologias de condução autónoma. Para além disso, a companhia prepara-se para lançar já em 2021 o BMW iNEXT, o primeiro modelo da companhia equipado com um sistema de condução autónoma.

No início do ano, o fabricante automóvel alemão tinha anunciado um reforço do seu investimento nas áreas de Investigação e Desenvolvimento para cerca de 7 mil milhões de euros em 2018 para dar resposta aos custos de desenvolvimento de carros elétricos e carros autónomos.