Transportes

Bosch aposta na digitalização das oficinas

Bosch aposta na digitalização das oficinas

A Bosch Automotive Aftermarket vai marcar presença na Motortec Automechanika 2019, que se realiza entre os dias 13 e 16 de março em Madrid, para apresentar as suas novas soluções para oficinas e mercado pós-venda, com destaque para a conectividade e soluções de digitalização.

De acordo com a PwC, em 2025 haverá mais de 470 milhões de veículos conectados nas estradas. Consequentemente, o mercado de software e serviços de dados no setor de peças de substituição irá sofrer um aumento significativo.

“Nessa medida a Bosch Automotive Aftermarket quer continuar a crescer com conceitos inovadores para manutenção e reparação eficazes e eficientes em todo o ciclo de vida dos seus produtos. Além disso, com suas diferentes soluções conectadas de diagnóstico e processos digitais dentro das oficinas, é possível dar suporte aos veículos atuais e futuros dos seus clientes. A conectividade e as novas soluções baseadas em dados têm o potencial de otimizar o fluxo de trabalho na oficina, ao mesmo tempo em que permitem economizar significativamente tempo”, defende a empresa, que irá apresentar o software para oficinas ‘Bosch Connected Repair’, uma tecnologia que pretende evitar a duplicação de trabalho que leva à perda de tempo. “No caso de reparações, é possível ter acesso aos dados do veículo, uma vez registados, em todos os sistemas baseados com acesso a um computador. No futuro, a realidade aumentada tornará mais fácil a realização de tarefas complexas de reparação. Isso significará uma redução de tempo utilizado de até 15% em média”, diz a Bosch.

“O ‘Bosch Connected Repair’ representa a base para a conectividade inteligente de hardware de diagnóstico nas oficinas. Na receção do veículo é efetuada a conexão, que permite obter as informações relativas ao mesmo e posteriormente a criação de um banco de dados comum, partilhável com todos os dispositivos. Isso significa que o veículo só necessita ser identificado uma vez, em vez de registá-lo em cada dispositivo separadamente, como foi o caso no passado. Comparado ao serviço e manutenção de produtos Bosch sem ‘Connected Repair’, é possível economizar até 10 minutos por veículo na oficina. Relatórios de teste, comentários e imagens são armazenados diretamente na ficha de trabalho digital e podem ser recuperados a qualquer momento. Todos os funcionários têm acesso fácil e a qualquer momento ao status da ficha do veículo”, acrescenta ainda a empresa sobre o novo software.