Tecnologia

Bosch cria serviço baseado na cloud para aumentar tempo de vida das baterias dos elétricos

Bosch cria serviço baseado na cloud para aumentar tempo de vida das baterias dos elétricos

Com o objetivo de prolongar o tempo de vida das baterias dos veículos elétricos, a Bosch está a desenvolver novos serviços baseados na cloud para complementar os sistemas de gestão de baterias dos automóveis.

Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, explica que “a Bosch está a conectar baterias de veículos elétricos com a cloud. Os serviços que têm por base a recolha de dados permitem melhorar substancialmente o desempenho das baterias e prolongar a sua vida útil”.

De acordo com a Bosch, as funções inteligentes do software na cloud analisam continuamente o estado da bateria e tomam as medidas adequadas para evitar ou retardar o envelhecimento da célula. Essas medidas podem reduzir o desgaste da bateria até 20%, segundo a empresa.

“Dados em tempo real recolhidos do veículo e daquilo que o rodeia desempenham um papel fundamental neste cenário. Os serviços baseados na cloud utilizam esses dados para otimizar cada processo de recarga e fornecer ao condutor dicas de condução personalizadas e sobre como conservar a energia da bateria através de um painel digital. A Bosch chama ao novo serviço Battery in the Cloud, e o seu primeiro cliente é a DiDi, fornecedor líder de serviços de mobilidade da China”, acrescenta ainda a Bosch.

Segundo os especialistas, a vida útil média das atuais baterias de iões de lítio é de entre oito a dez anos ou entre 500 e 1000 ciclos de carga. Os fabricantes de baterias geralmente garantem uma durabilidade entre os 100 000 e 160 000 quilómetros, mas o carregamento rápido da bateria, o elevado número de ciclos de carga, um estilo de condução excessivamente desportivo e temperaturas ambiente extremamente altas ou baixas são fontes de stress para as baterias, o que provoca um desgaste mais rápido das mesmas. “Os serviços baseados em cloud da Bosch são projetados para reconhecer – e combater – essas causas de stress. Todos os dados relevantes para a bateria – por exemplo, temperatura ambiente atual e hábitos de carregamento – são transmitidos em tempo real para a cloud, onde algoritmos de aprendizagem inteligente avaliam os dados”, conclui a Bosch.