Mobilidade

Bosch e Daimler iniciam testes de serviço de táxi autónomo já em 2019

Bosch e Daimler iniciam testes de serviço de táxi autónomo já em 2019

San José, na Califórnia, nos Estados Unidos da América, foi a cidade escolhida pela Bosch e pela Daimler para iniciar, já no primeiro semestre de 2019, os testes piloto do seu serviço de táxi autónomo.

Utilizando veículos autónomos Mercedes-Benz Classe S, a Bosch e a Daimler querem oferecer o serviço a uma comunidade de utilizadores selecionada no corredor San Carlos/Stevens Creek, entre o centro e o oeste de San José.

“Com o crescimento de 40% da população esperado para as próximas duas décadas, a região metropolitana enfrenta desafios crescentes de transporte. Além disso, San José quer estar preparada para um futuro no qual os carros autónomos vão para as ruas”, explicam as multinacionais.

“Estamos a impulsionar a condução autónoma há muitos anos. Com este piloto, iremos gerar informações valiosas para conectar veículos totalmente autónomos da melhor maneira possível aos utilizadores de futuros serviços de mobilidade. Temos de repensar o transporte urbano. A condução autónoma irá ajudar-nos a completar a imagem do tráfego urbano futuro”, defende Michael Hafner, vice-presidente de tecnologias de acionamento e direção autónoma da Daimler AG

As empresas explicam ainda que estes testes irão fornecer informações sobre como os veículos completamente autónomos podem ser integrados numa rede de transporte multimodal. A intenção é fornecer uma experiência digital ininterrupta, na qual uma comunidade de utilizadores terá a oportunidade de chamar um táxi autónomo, monitorizado por um condutor de segurança, que irá conduzir automaticamente até o seu destino.