- Logistica e Transportes Hoje - https://www.logisticaetransporteshoje.com -

Bosch e Daimler recebem licença para parque de estacionamento 100% autónomo

A Bosch [1] e a Daimler obtiveram a aprovação das autoridades competentes em Baden-Württemberg para implementarem um sistema de estacionamento autónomo, no parque de estacionamento do Museu da Mercedes-Benz, em Estugarda. O serviço automatizado está disponível através de uma app e não requer qualquer supervisão humana.

Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, explica que “esta decisão das autoridades mostra que inovações como o estacionamento autónomo em parques é possível. A condução e o estacionamento autónomos são blocos de construção importantes para a mobilidade do futuro. O sistema de estacionamento autónomo mostra o quanto já progredimos ao longo deste caminho de desenvolvimento.”

Michael Hafner, chefe de desenvolvimento de tecnologias para condução autónoma da Daimler AG, acrescenta que “esta aprovação das autoridades de Baden-Württemberg estabelece um precedente para obter aprovação no futuro para o serviço de estacionamento em parques de todo o mundo. Como pioneiro na área da condução autónoma, o nosso projeto abre caminho para que o sistema entre em produção em massa no futuro”.

Com esta aprovação, passa a ser possível ir até este parque de estacionamento, sair do carro e enviá-lo para um espaço de estacionamento com apenas um toque num smartphone, sem necessidade de um condutor.

“Assim que deixamos o veículo no parque ele procura um lugar livre e estaciona de forma autónoma. Posteriormente, o carro retorna ao ponto de partida exatamente da mesma forma. Este processo baseia-se na interação entre a infraestrutura de estacionamento inteligente fornecida pela Bosch e a tecnologia automóvel da Mercedes-Benz”, explicam ainda a Bosch e a Daimler.

A Bosch e a Daimler começaram a desenvolver este sistema de estacionamento sem condutor e totalmente automatizado em 2015.