Quantcast
Portos

Carga aumenta 16,9% no Porto de Sines durante o terceiro trimestre

O Porto de Sines teve um crescimento de 16,9% no conjunto de todos os segmentos de carga durante o terceiro trimestre de 2021.

O Porto de Sines teve um crescimento de 16,9% no conjunto de todos os segmentos de carga durante o terceiro trimestre de 2021, o que representou um total de 35,9 milhões de toneladas movimentadas. Em comunicado, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) informa que este registo permitiu ao porto do Alentejo “consolidar a posição de líder nacional em volume de carga, responsável por mais de 50% do total movimentado no país”.

O aumento da carga contentorizada é o destaque, com 1,38 milhões de TEU (contentores de 20 pés) acumulados de janeiro a setembro, ou seja, mais 18,5% do que no ano passado. O segmento de Carga Geral (onde se inclui a carga contentorizada) representa já 46,7% do total da carga movimentada no porto, tendo evidenciado um aumento de 14,9% face ao mesmo período do ano transato, para um total acumulado de 16,8 milhões de toneladas.

 

Também o segmento de Granéis Líquidos, no qual se incluem o crude, os refinados, os produtos petroquímicos e o gás natural liquefeito, registou um aumento. O movimento acumulado foi de 18,8 milhões de toneladas, um crescimento de 21,1% face ao período homólogo anterior.

O final do último trimestre caracterizou-se ainda pela entrada em produção da Janela Única Logística (JUL), aplicada à carga contentorizada, e do novo sistema de gestão interno da PSA Sines. No entender da APS, “a entrada em funcionamento destes novos sistemas irá aportar consideráveis benefícios aos utilizadores do porto, privilegiando uma maior integração de toda a cadeia logística e irá contribuir para uma maior eficiência e competitividade do Porto de Sines”.