Supply Chain

Carrefour adere aos veículos elétricos

Carrefour adere aos veículos elétricos

A febre dos veículos elétricos atingiu o Carrefour. A multinacional francesa começará a distribuir pedidos por meio de bicicletas elétricas nos próximos dias, segundo o portal Lineaires. Será na cidade de Marselha (França), a partir de 1 de dezembro próximo.

É um projeto desenvolvido com a startup Agilenville, que será responsável por fazer entregas através dos seus veículos chamados “Freegones”. Estas máquinas, desenvolvidas pelo fabricante Kleuster, são semelhantes a scooters elétricas de três rodas, capazes de transportar até 300 quilos de mercadorias, graças à sua estrutura de alumínio.

A plataforma de carregamento permite a instalação de caixas isoladas ou células refrigeradas e as baterias elétricas permitem ao veículo mover-se a uma velocidade de até 15 quilómetros por hora.

Equipado com travões potentes, luzes LED (incluindo sinais de pisca) e até um alarme de marcha atrás, o “Freegone” pode operar em vias públicas, bem como em ciclovias.

Esta iniciativa com bicicletas elétricas junta-se ao projeto desenvolvido pelo Carrefour na Bélgica, onde lançou um serviço de ‘personal shopper’ há alguns meses através da aplicação ShipTo.

Outros distribuidores também lançaram iniciativas semelhantes, como a Auchan, em Itália, que assinou um acordo de colaboração com o arranque “Take My” para o serviço de ‘entregas’, ou a Sainsbury no Reino Unido.