Quantcast
Veículos elétricos

Chargesurfing disponibiliza carregamentos de carros elétricos

Governo pretende alargar benefícios fiscais à compra de carros elétricos

A startup portuguesa Chargesurfing vai permitir a privados disponibilizar e rentabilizar pontos de carregamento de carros elétricos. A plataforma – já denominada de “Airbnb” dos carregamentos dos carros elétricos – irá incluir na sua rede restaurantes, hotéis, parques de campismo, empresas, supermercados com parques privados e parques de estacionamento e, assim, permitir que gerem receitas pelo fornecimento de energia.

A plataforma da Chargesurfing está associada a uma aplicação para smartphone através da qual os utilizadores poderão descobrir os postos disponíveis num mapa. Além disso, através da app, é possível reservar o espaço de carregamento para a viatura, sendo somente necessário ler o QR Code no carregador. O pagamento é realizado de forma automática através da app, com a comissão dos aderentes aos postos de carregamento (Hosts) a ser ajustável.

Os proprietários dos Hosts podem, igualmente, definir tempos máximos de utilização e definir custos adicionais para as viaturas que permaneçam no lugar de carregamento fora do tempo estabelecido.