Transportes

Dachser movimentou 3,1 milhões de toneladas de produtos químicos em 2017

Com o setor químico a crescer no mercado da Península Ibérica, com uma faturação de cerca 63 mil milhões de euros em 2017, a Dachser movimentou, no ano passado, cerca de 3,1 milhões de toneladas de produtos químicos em cerca de 3,3 milhões de expedições.

De acordo com a Dachser, prevê-se que a tendência para o setor seja de crescimento, nomeadamente com “uma duplicação da dimensão do setor nos próximos 15 anos. Refira-se que esta evolução está intrinsecamente ligada ao boom de exportações do setor químico, uma vez que esta é uma das principais matérias-primas e matéria intermediária do setor automóvel e do setor da construção, cuja indústria foi deslocada, em 2008, para países da Europa Central e Oriental. Na última década, esta tendência traduziu-se num aumento de 54% nas exportações de produtos químicos.”

A Dachser conta já com uma solução de transporte específica para este setor, através da Dachser Chem-Logistics. De acordo com Juan Quintana, managing director European Logistics da Dachser Iberia, para gerir de forma eficaz a cadeia de distribuição de produtos químicos, “no âmbito de uma rede de grupagem para bens industriais altamente estandardizada, é necessário compreender perfeitamente as especificidades do setor”.