Transportes

Daimler compra empresa para desenvolver tecnologia para camiões autónomos

Daimler compra empresa para desenvolver tecnologia para camiões autónomos

A Daimler Trucks, uma divisão do grupo Daimler, e a Torc Robotics, pioneira em soluções de condução autónoma, vão unir forças para comercializar camiões automatizados para circular nas estradas dos EUA.

Mais do que uma simples joint-venture, a subsidiária da Daimler AG, Daimler Trucks and Buses Holding Inc., assinou um acordo para para adquirir uma participação maioritária na Torc Robotics por um valor não divulgado.

O acordo prevê que a equipa da Torc trabalhe em estreita colaboração com os técnicos da Daimler Trucks, em especial com a equipa de Research&Development da Daimler Trucks North America (DTNA) em Portland, Oregon.

A Torc continuará a desenvolver seu software de condução autónoma Asimov, efetuando os testes nas suas instalações em Blacksburg. Ao mesmo tempo, a DTNA focar-se-á na evolução contínua da tecnologia de condução automatizada e na integração para camiões pesados no seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Camiões Automatizados, em Portland.

Atualmente, a equipa da Daimler Trucks está a desenvolver um chassis de camião perfeitamente adequado para a condução automatizada, com foco especial na redundância de sistemas necessários para fornecer o nível máximo de confiança e segurança.

O acordo prevê que a Torc continue como entidade separada, mantendo o seu nome, equipa, clientes existentes e instalações em Blacksburg. A parceria com a Daimler Trucks permitirá à Torc expandir significativamente a sua equipa, entrar no mercado de camiões e desenvolver a base de clientes noutros mercados.

Além da parceria com a Torc, a Daimler Trucks continuará a trabalhar em estreita colaboração com o Grupo Daimler para obter sinergias máximas em relação à tecnologia automatizada de veículos. Especificamente, a Daimler Trucks está a aproveitar as atividades e experiências da Mercedes-Benz Cars relativamente à tecnologia de sensores e aspetos operacionais da automação de veículos.