Quantcast
Transportes

Daimler, Traton e Volvo assinam acordo para criar rede de carregamento de alto desempenho

A Daimler anunciou durante a última semana a obtenção de um acordo com a TRATON e a Volvo para a criação de uma rede pública de carregamento de alto desempenho para baterias de pesados elétricos de longa distância.

Segundo o noticiado, o acordo agora alcançado ainda não é vinculativo, mas as três entidades convergiram no objetivo de acelerar a construção de infraestrutura de carregamento, na tentativa de aumentar a confiança dos ‘consumidores’ e apoiar a transição energética a operar na União Europeia.

“O acordo estabelece as bases de uma futura joint venture (JV) – de propriedade igualitária das três partes, planejando iniciar as operações em 2022. As partes pretendem investir juntas 500 milhões de euros para instalar e operar pelo menos 1.700 postos de energia verde de alto desempenho em pontos próximos a rodovias, bem como pontos logísticos e de destino, no prazo de cinco anos a partir da fundação da JV”, esclarece-se em comunicado.

Martin Daum, CEO da Daimler Truck: “É o objetivo conjunto dos fabricantes de camiões da Europa alcançar a neutralidade climática até 2050. No entanto, é vital que a construção da infraestrutura certa vá de mãos dadas com a colocação de caminhões neutros em CO2. Juntamente com o TRATON GROUP e o Volvo Group, estamos muito entusiasmados por dar este passo pioneiro para estabelecer uma rede de carregamento de alto desempenho em toda a Europa.”