Quantcast
Transportes

DHL Express testa camião a hidrogénio com a Apple

A DHL Express anunciou nos últimos dias ter começado a testar camiões movidos a hidrogénio para deslocações de longo curso. Segundo o explicado, esta primeira experiência oficial foi feita juntamente com a Apple, sendo que a ‘viagem inaugural’ realizou entre Breda, nos Países Baixos, e Bruxelas, na Bélgica.

Parte do programa H2-Share, o objetivo passa por facilitar o desenvolvimento de veículos pesados ​​de baixo carbono movidos a hidrogénio para aplicações logísticas e ganhar experiência prática em diferentes regiões, criando, desta forma, um laboratório vivo transnacional e uma base para o desenvolvimento da indústria de veículos pesados com emissões nulas.

 

“Num mundo globalizado, os combustíveis sustentáveis e limpos são essenciais para uma logística neutra em termos climáticos. Não só para o transporte marítimo e aéreo, mas também para o transporte rodoviário, pois estes ajudam a reduzir as emissões de CO2,” refere Alberto Nobis, CEO da DHL Express na Europa.

“É por isso que nos envolvemos não só na eletrificação da nossa frota mas também investimos no desenvolvimento de sistemas de transmissão alternativos para distâncias muito longas. O projeto mostra que podemos alcançar uma logística verdadeiramente livre de emissões na Europa se unirmos forças e desenvolvermos com base na experiência”, sintetiza.