Quantcast
Transportes

DPDgroup inaugura duas ´City Trees´ em Lisboa

DPDgroup inaugura duas ´city trees´ em Lisboa

Na sequência do compromisso assumido recentemente de reduzir a pegada ambiental em 225 cidades europeias, enquadrado no Programa de Diagnóstico da Qualidade do Ar, a DPDgroup inaugurou, em Lisboa, uma estrutura que melhora a qualidade do ar.

Desde julho de 2019 que a DPDgroup mede, a cada entrega, as partículas do ar mais finas e perigosas, as PM2.5. “Agora vamos mais longe e pretendemos auxiliar uma das zonas com maior circulação da cidade de Lisboa, a zona junto à Avenida da Ribeira das Naus, [através de] dois equipamentos totalmente inovadores, as City Trees”, refere Olivier Establet, Presidente da DPD Portugal.

Miguel Gaspar, Vereador da Câmara de Lisboa, reconhece que “esta iniciativa é muito útil para a cidade de Lisboa”, uma vez que “permite obter dados adicionais fundamentais e identificar áreas verdes e pontos críticos da cidade. Graças à nossa bem-sucedida colaboração com o DPDgroup, podemos melhorar a qualidade do ar na cidade e, assim, ter um impacto positivo na saúde dos nossos cidadãos”.

Em comunicado, o DPDgroup explica que as City Trees, uma estrutura em madeira, estão equipadas com diferentes tipos de musgo que limpam o ar e produzem oxigénio para 7.000 pessoas por hora, por cada unidade. A tecnologia utilizada permite saber estado do equipamento, fornecendo também dados ambientais em redor do mesmo. Os resultados encontram-se disponíveis em tempo real no site.

Olivier Establet refere ainda que a “colaboração estreita com a Câmara [Municipal de Lisboa] vai ao encontro da missão de descarbonização da cidade, estando igualmente nos nossos planos tornar a frota ´zero emissions´ em Lisboa no final de 2022”.

Através desta iniciativa, o DPDgroup pretende continuar a trabalhar para reduzir as emissões de CO2 por encomenda em 30% até 2025, em comparação com 2013, e reafirmar o seu compromisso de ter um impacto positivo nas comunidades, cidades e sociedade em geral.

Mob Lab Congress 2020