Mobilidade

Efacec em projeto-piloto para testar carregamento de veículos elétricos sem apps ou cartões

Efacec em projeto-piloto para testar carregamento de veículos elétricos sem apps ou cartões

A Virta, plataforma fornecedora de pontos de carregamento para veículos elétricos, a Efacec e o SDEY (Department Energy Association of Yonne) estão a colaborar com a Hubject para lançar o projeto ‘Plug & Charge’, uma tecnologia de carregamento de veículos elétricos, em França.

“Até agora, os condutores de veículos elétricos necessitavam de um cartão RFID ou smartphone para aceder a um posto público de carregamento. Com a tecnologia ‘Plug & Charge’, que utiliza o standard ISO 15118, é definida uma nova forma de comunicação entre veículos elétricos e a rede de carregamento usando certificados digitais. Assim que conectado com o automóvel, o carregador recebe dados encriptados do veículo e é processado o pagamento, num gesto simples”, explica a Efacec em comunicado.

O projeto-piloto deverá arrancar no início de 2020, mas os primeiros carregadores já estão a ser instalados. Em causa está o modelo HV160, produzido pela Efacec.

“A Efacec está muito satisfeita por contribuir para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em França. Projetos como Plug & Charge permitem-nos continuar a fornecer os nossos produtos e competências para tornar a mobilidade sustentável uma realidade na Europa”, sublinha Duarte Ferreira, Global Business Development Director da Efacec.