Quantcast
Transportes

Estação de São Bento vai ter área comercial e hotel

A Infraestruturas de Portugal (IP) está a desenvolver um plano de valorização da estação de São Bento, no Porto, que pretende instalar áreas comerciais e culturais e um hotel nas alas exteriores à via férrea.

De acordo com o Expresso, a notícia foi avançada por António Ramalho, presidente da IP, que explicou que está já a negociar parcerias com várias empresas e que a ocupação comercial diz respeito a uma área de 9000 metros quadrados até agora desaproveitada.

Para além do aproveitamento dos espaços desaproveitados, a IP revelou ainda que será feita “uma importante beneficiação das bilheteiras, melhorando o serviço aos utilizadores do transporte ferroviário e reformuladas as instalações sanitárias existentes, garantindo melhores condições de utilização da estação” de São Bento.

Quanto a custos, a empresa pública referiu que “a reformulação e dinamização da estação” não irá representar qualquer custo, uma vez que o arrendamento dos espaços representará ganhos.

António Ramalho explicou também que existe intenção de “valorizar as estações de comboio” do país, referindo-se também à estação de Santa Apolónia, em Lisboa. Segundo o Expresso, a IP vai fazer, numa primeira fase, “um levantamento exaustivo das estações numa lógica de preservação do património”, para depois poder avançar para a rentabilização dos espaços a nível comercial, mantendo-se, no entanto, a vocação de terminal ferroviário de ambas as estações.

Mob Lab Congress 2020