Quantcast
Transportes

Fábrica para camiões pesados elétricos da Iveco e da Nikola é inaugurada na Alemanha

A Iveco e a Nikola inauguraram uma fábrica em joint-venture para camiões pesados elétricos em Ulm, na Alemanha. Em comunicado, a Iveco revela que os primeiros modelos Nikola Tre aqui produzidos serão entregues em 2022 a clientes selecionados nos Estados Unidos.

Além do da produção do veículo elétrico a bateria (BEV), a próxima evolução desta plataforma modular para veículos pesados foi também apresentada ao público sob a forma do protótipo de um veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV), com base no Nikola Tre. Este futuro modelo entrará em produção em Ulm até ao final de 2023.

“Apesar de todos desafios da indústria e pandemia mundial que temos vindo a enfrentar desde que anunciámos esta parceria pela primeira vez, em Setembro de 2019, é extremamente gratificante poder estar aqui hoje como equipa, e testemunhar a execução de todo o nosso árduo trabalho entregue a tempo e de acordo com os nossos planos originais”, referiu oresidente de Veículos Comerciais e Veículos Especiais da CNH Industrial e CEO designado do Grupo Iveco, Gerrit Marx.

Abrangendo 50.000 metros quadrados, dos quais 25.000 são cobertos, a fábrica de Ulm conta com um processo de montagem final concebido para veículos “nascidos” para a propulsão elétrica. Durante a primeira fase de industrialização prevê-se o o envolvimento de 160 fornecedores ao longo de todo o processo, do início ao fim.

As estimativas atuais apontam para que a linha de produção seja capaz de fabricar aproximadamente 1.000 unidades por turno por ano, e deverá sofrer aumentos progressivos nos próximos anos.

As instalações pretendem funcionar de acordo com os princípios do programa “World Class Manufacturing”, de forma a atingir zero desperdício, zero acidentes, zero falhas e zero “stock”.