Logística

FedEx testa robot para entregas rápidas

FedEx testa robot para entregas rápidas

A FedEx vai começar a testar a utilização de robots para entregas rápidas, no mesmo dia da encomenda, de medicamentos, pizzas e outros produtos. De acordo com o The Wall Street Journal, os robots autónomos que a empresa começará a testar foram desenvolvidos pelo fundador da Segway e contam com um compartimento para carga.

A FedEx não é a primeira empresa a testar as entregas com recurso a veículos autónomos. Recentemente, a UPS começou a testar as entregas com drones e a Amazon já faz entregas em algumas cidades com um robot que apelidou de Scout.

O FedEx SameDay Bot, como a FedEx lhe decidiu chamar, vai começar por pequenas entregas na cidade onde está instalada a sede da companhia, em Memphis, nos EUA, mas quando obtiver aprovação do Governo local deverá começar a ser testado noutras cidades do país.

Brie Carere, Chief Marketing Officer da FedEx, revela ao The Wall Street Journal que um dos objetivos da empresa passa por estabelecer parcerias com retalhistas para testar a entrega de compras no próprio dia.

Entre as empresas que estão a trabalhar como consultoras da FedEx nos testes deste robot estão a AutoZone, a Lowe’s Co., a Pizza Hut, a Target, a Walgreens Boots Alliance e a Walmart. Brie Carere acredita que o futuro passa por serem os retalhistas a deter frotas destes robots para fazerem as suas entregas e a modificá-los de acordo com a utilização que lhe pretendam dar, como por exemplo, com um compartimento de carga refrigerado para a entrega de produtos congelados ou um compartimento aquecido para a entrega de pizzas.

Para já, sabe-se que o FedEx SameDay Bot contará com câmaras e altifalantes para que seja mais fácil navegar pelas rotas que tem que fazer e para se desviar ou avisar os pedestres com que se possa cruzar durante o percurso.