Transportes

Ford avança com plano de reestruturação na Europa e despede “milhares”

Ford avança com plano de reestruturação na Europa e despede “milhares”

A norte-americana Ford anunciou esta quinta-feira (10 de janeiro) que vai avançar com um plano de reestruturação no mercado europeu que levai levar ao despedimento de milhares de pessoas. De acordo com a Reuters, a estratégia poderá passar pelo encerramento de algumas das unidades de produção do fabricante automóvel.

Atualmente, a Ford emprega 54 mil pessoas na Europa, região onde detém 15 unidades de produção. Com esta reestruturação a empresa espera conseguir regressar a ‘terreno positivo’ na sua unidade europeia, prevendo um corte de cerca de 14 mil milhões de dólares que poderá passar pela eliminação de alguns modelos menos vendidos.

Steven Armstrong, responsável pelo negócio da Ford na Europa, citado pelo Financial Times, afirma que “vamos efetuar uma alteração significativa no desempenho do negócio. Vai haver um impacto significativo em toda a região e estamos a olhar para todas as opções.”

Apesar de o número de postos de trabalho que serão eliminados ainda não estar contabilizado, o responsável revela que serão “certamente milhares” e com “impacto significativo” nos números totais.

De acordo com os resultados operacionais divulgados pela empresa, a unidade europeia da Ford registou prejuízos de 245 milhões de dólares durante o terceiro trimestre de 2018.