Quantcast
Transportes

Furgões compactos do Groupe PSA com versões 100% elétricas em 2021

e_mobility_PSA

O Groupe PSA lançará em 2021 as versões 100% elétricas da sua gama de furgões compactos. Isto significa que os Peugeot e-Partner, Citroën ë-Berlingo Van, Opel Combo-e e Vauxhall Combo-e terão versões livres de emissões de CO2 a partir do próximo ano e que toda a gama de veículos comerciais ligeiros, comercializada na Europa, será eletrificada antes do final de 2021.

Desde 2019 que todos os novos modelos lançados pelo Groupe PSA integram um motor 100% elétrico ou híbrido plug-in, pelo que o grupo traçou como objetivo ter uma gama totalmente eletrificada até 2025.

Assim, após o lançamento, em 2020, das versões elétricas das gamas de furgões compactos (Van-D) e furgões pesados (Van-E), as quatro marcas Peugeot, Citroën, Opel e Vauxhall irão completar as respetivas ofertas em 2021 com versões 100% elétricas dos pequenos furgões (Van-B) e das suas variantes de veículos de passageiros.

Certo parece ser a localização da montagem das versões elétricas e os respetivos packs de baterias que será realizada na fábrica de Vigo (Galiza, Espanha). Os motores elétricos serão fabricados em Trémery e as transmissões em Valenciennes, ambas em França.

Assente na plataforma eCMP, o Groupe PSA revela que a cadeia de tração irá compor-se de uma bateria elétrica de 50 KWh arrefecida a água, que permite até 100 kW de potência de recarga; um motor elétrico de 100 kW/136 cv; bem como por um carregador integrado disponível em dois níveis de potência (7,4 kW monofásico e 11 kW trifásico).