Quantcast
Transportes

GEFCO lança primeiro comboio-bloco neutro em carbono

A GEFCO anunciou que no passado dia 15 de novembro lançou o seu primeiro comboio-bloco composto por 41 vagões. Segundo o explicado, este é o primeiro veículo deste tipo neutro em carbono em utilização pelo operador.

A composição partiu de Dunajska Strada, na Eslováquia, para Xi’an, na China, numa viagem que dura três semanas, sendo que a GEFCO “irá compensar as 250 toneladas de CO2 geradas por este serviço porta-a-porta através de investimentos em projetos certificados Gold Standard”.

 

Para além deste facto, a empresa refere que este comboio será equipado com dispositivos Internet das Coisas (IoT) para garantir rastreabilidade, controlo de temperatura e integridade do produto durante todo o transporte.

Alice Defranoux, Responsável Transporte Ferroviário na GEFCO, comentou: “Enquanto parceiros, é um prazer poder, graças a este comboio neutro em carbono, oferecer ao nosso cliente de longa data uma solução que marca uma nova etapa no desenvolvimento de um transporte de mercadorias sustentável. A procura do mercado por soluções mais amigas do ambiente está a aumentar, especialmente no transporte de longa distância. Na GEFCO, calculamos o impacto ambiental das nossas soluções, pensamos em como minimizar as emissões e propomos soluções de compensação toda emissão de carbono remanescente. O transporte ferroviário é uma maneira excelente de reduzir as emissões de carbono.”