Mobilidade

Governo quer estratégia integrada para a mobilidade

Governo quer estratégia integrada para a mobilidade

A Assembleia da República propôs esta semana ao Governo a criação de uma estratégia nacional integrada para a mobilidade em bicicleta. A resolução, agora publicada em Diário da República, pede uma estratégia que inclua infraestruturas, a intermodalidade com os transportes públicos, a sinistralidade rodoviária, a qualidade do espaço urbano, a educação para a mobilidade sustentável e incentivos à utilização de bicicleta e mudança de comportamentos.

A resolução apresentada pela Assembleia da República pede ainda a revisão do regulamento de sinalização de trânsito para que esta passe a incluir sinalética específica para proteger peões e condutores de bicicleta e alertar para a necessidade de comportamentos mais responsáveis por parte dos condutores de automóvel.

O reforço das ações de sensibilização sobre cidadania rodoviária e proteção dos utilizadores mais vulneráveis, nomeadamente em escolas e na obtenção da carta de condução, é outra recomendação do parlamento, que defende também uma aposta na criação de ciclovias fora das cidades.