- Logistica e Transportes Hoje - https://www.logisticaetransporteshoje.com -

Governo quer fazer testes de carros autónomos em Portugal

O Governo criou um grupo de trabalho para ‘desenhar’ o quadro técnico e jurídico necessário para a introdução de veículos autónomos nas estradas portuguesas. No despacho publicado em Diário da República [1], o Executivo revela que o grupo terá que apresentar até junho uma avaliação sobre as mudanças legais necessárias à introdução da condução autónoma.

Antes dessa data, o grupo de trabalho deverá produzir ainda uma proposta de regulamentação para a realização de testes e respetivas condições de segurança [2].

Este grupo de trabalho será constituído por dez elementos, incluindo representantes da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, da GNR, da PSP, do Instituto da Mobilidade e Transportes e da Infraestruturas de Portugal.

O Executivo diz ainda que “a regulamentação dos testes em Portugal pode criar condições favoráveis para atração de investimento estrangeiro, criando oportunidades às empresas e às instituições de ensino superior portuguesas, permitindo-lhes apresentar as respetivas capacidades no setor, acrescentar valor e reforçar a imagem de Portugal como um país na vanguarda da evolução tecnológica”.