- Logistica e Transportes Hoje - https://www.logisticaetransporteshoje.com -

Grupo PSA está a criar veículo conectado em 5G

O Grupo PSA, a Ericsson e a Orange assinaram recentemente uma parceria para testar a tecnologia 5G e a sua aplicação no setor automóvel. De acordo com o Grupo PSA, o objetivo ´r alavancar a tecnologia 4G para uma evolução 5G de forma a dar resposta aos requisitos da conectividade automóvel.

A parceria estará centrada nas arquiteturas Vehicle-to-Vehicle (V2V) e Vehicle-to-Everything (V2X) e na performance em tempo real, necessárias à implementação de um ITS e dos serviços conectados em veículos. Os primeiros testes vão basear-se na tecnologia LTE, para, de seguida, evoluírem para as tecnologias LTE-V e 5G.

Para além disso, segundo a empresa, os primeiros casos de utilização de ITS cooperativo já foram identificados e estão agora a ser testados em diversos veículos em França, abrangendo dois tipos de utilização: ‘see through’ entre dois veículos conectados na mesma estrada (em que um veículo que precede outro veículo e assinala a presença de um objeto na estrada), e ‘Emergency vehicle’, com vista a lançar um aviso em tempo real da aproximação de um veículo de emergência.

De acordo com Carla Gohin, Diretora de Pesquisa, Inovação e Tecnologias Avançadas do Grupo PSA, “os serviços de conectividade IoT são uma forma essencial para a melhoria da experiência de utilização dos nossos clientes, que atualmente exigem níveis sem precedentes de conforto e de conveniência, bem como serviços personalizados a bordo dos seus veículos.”

Ao longo deste ano serão realizados outros testes no âmbito desta iniciativa de investigação que permitirão às três empresas envolvidas a partilha de competências em matéria de veículos conectados.